Artículos de Interes

Articles

BRASIL

DEZ PONTOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO NOTOU 14/7/2017 Fuente: CTB

A reforma trabalhista aprovada pelo Senado na última terça-feira (11) suscitou debates por todo o país. Alguns pontos (como o fim do imposto sindical compulsório, a questão do negociado sobre o legislado e a divisão das férias em até três períodos) ganharam destaque na mídia, mas certas alterações praticamente passaram ao largo para o grande público.

Destaco dez pontos que a maioria das pessoas ignorou:

  1. Tempo de deslocamento: atualmente, quem trabalha em locais de difícil acesso pode ter as horas gastas entre sua casa e a empresa compensadas. Pela nova regra, o deslocamento não poderá mais ser contado como jornada de trabalho.
  2. Ações judiciais: o texto da reforma prevê que o trabalhador será obrigado a comparecer às audiências na Justiça do Trabalho (hoje pode faltar a três) e arcar com todas as custas do processo, caso perca a ação.
  3. Trabalho intermitente: empregado atuará sob demanda e receberá por hora trabalhada, sem qualquer garantia de jornada mínima por parte da empresa.
  4. Trabalho remoto (ou à distância): passa a ser regulamentado o trabalho remoto, feito de casa ou longe da empresa. No contrato deverão ser especificadas quais tarefas poderão ser enquadradas nesse formato.
  5. PJ sem vínculo: a figura da Pessoa Jurídica (PJ), muito comum em determinados ramos, deixará de ter vínculo empregatício. Atualmente, a Justiça reconhece em muitos casos esse vínculo.
  6. Enfraquecimento da Justiça do Trabalho: caso o trabalhador se sinta prejudicado durante o processo de demissão, ele não poderá mais recorrer à Justiça do Trabalho.
  7. Danos morais diferenciados: a indenização a ser paga em caso de acidente, por exemplo, passa a ser calculada de acordo com o valor do salário do funcionário. Aquele com salário maior terá direito a uma indenização maior; quem ganha menos, recebe menos.
  8. Tempo na empresa: pelo texto da reforma, deixam de ser consideradas como integrantes da jornada atividades como descanso, estudo, alimentação, higiene pessoal e troca do uniforme. A CLT considera o período em que o funcionário está à disposição do empregador como serviço efetivo.
  9. Cassação de registro profissional: a cassação de registros profissionais ou de requisitos para exercer a profissão passa a configurar como possibilidade de demissão por justa causa.
  10. Comissão de fábrica: toda empresa com mais de 200 funcionários deverá ter uma comissão para negociar com o empregador. A escolha será feita por eleição, da qual poderão Envíenos su comentario o sugerencia a flatec@flatec.org participar inclusive os não-sindicalizados. Não poderão votar os trabalhadores temporários, com contrato suspenso ou em aviso prévio.
photo

Otras notas

photo

Estimados compañeros/as ORGANIZADORES CUMBRE DE LOS PUEBLOS- MENDOZA 20 de julio 2017

photo

Venezuela : La oposición redobla la apuesta - Atilio Boron

photo

BRASIL MILLONES DE LULAS- ¿A QUIÉN CONDENARON?- POR PABLO GENTILI

photo

DEZ PONTOS DA REFORMA TRABALHISTA QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO NOTOU 14/7/2017 Fuente: CTB

photo

COMUNICADO DE LA ASOCIACION DE EDUCADORES VERAGÜENSES ANTE REALIDAD LABORAL DEL SECTOR EDUCATIVO

photo

APSE Y ADEM CELEBRARON UN ÉXITOSA HUELGA EL DIA 27 DE JUNIO

photo

LA INTEGRACIÓN DE NUESTRA AMÉRICA: ELEMENTOS PARA UN ANÁLISIS PROVISORIO – Por Atilio Boron y Paula Klachko 13/3/2017

photo

SADOP Y FLATEC PARTICIPARON DE LA ENTREGA DE DOCTORADO HONORIS CAUSA POST MORTEM A HUGO CHÁVEZ 9/3/2017

photo

8 DE MARZO DIA INTERNACIONAL DE LA MUJER TRABAJADORA PARA INTERNACIONAL DE MUJERES DECLARACIÓN DEL CAPITULO ARGENTINO DEL ENCUENTRO SINDICAL NUESTRA AMÉRICA

photo

SADOP JUNTO AL FRENTE NACIONAL DOCENTE SE MOVILIZÓ EXIGIENDO LA URGENTE CONVOCATORIA A LA PARITARIA. 6/3/2017

photo

APSE REAFIRMA SU OPOSICIÓN A LA APLICACIÓN DEL MODELO DE EDUCACIÓN DUAL EN COSTA RICA 9/3/2017

photo

Dirigencia de la CGTP en una reunion con el Presidente del Poder Judicial

photo

Dirigencia de la CGTP en una reunion con el Presidente del Poder Judicial

photo

MULTITUDINARIA MARCHA CONTRA LA REFORMA DE LAS JUBILACIONES 15/3/2017

FLATEC Y SADOP JUJUY PRESENTES EN LAS JORNADAS EN HOMENAJE A RODOLFO KUSCH Jujuy, 26 y 27/8/2016

photo

SADOP MOVILIZADO CONTRA EL AJUSTE NEOLIBERAL Y POR LA REAPERTURA DE NEGOCIACIONES DE LOS DOCENTES ARGENTINOS- MARCHA FEDERAL 2/9/2016

Lo que EEUU tiene para proponer a América Latina – Por Emir Sader 12 SEP, 2016

FLATEC Y SADOP JUJUY PRESENTES EN LAS JORNADAS EN HOMENAJE A RODOLFO KUSCH Jujuy, 26 y 27/8/2016

FLATEC CONDENA EL GOLPE DE ESTADO CONTRA DILMA Y EL PUEBLO DEL BRASIL 3078/2016

photo

SADOP MOVILIZADO CONTRA EL AJUSTE NEOLIBERAL Y POR LA REAPERTURA DE NEGOCIACIONES DE LOS DOCENTES ARGENTINOS- MARCHA FEDERAL 2/9/2016